A Fonte
Ig = água Tiba = abundante
A Fonte Igtiba, de onde é captada a água Sapoti, faz jus ao nome. Localizada no Sítio das Águas, lugar único e de natureza intocada no entorno da Unidade de Conservação do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, destaca-se pela abundância hídrica.
As conclusões das análises laboratoriais comprovam a excepcional qualidade da água captada diretamente da nascente no interior da rocha. Extremamente leve e com baixíssimo teor de sódio e minerais, a Água Mineral Sapoti possui excelentes características organolépticas (sabor, odor e cor).
Distante 38 metros (em desnível) da indústria, a Fonte Igtiba encontra-se em uma furna protegida por uma mata de galeria, numa região considerada de Ecótono, ou seja, uma área de transição, onde são encontradas a flora e a fauna pertencentes a ecossistemas que compreendem diferentes nichos ecológicos. Nessa mata é possível encontrar árvores com liquens (musgos), bioindicadores da excelente qualidade ambiental do local, além de vários espécimes de flores e borboletas.
Informações geológicas
Situa-se na região geomorfológica do Planalto dos Guimarães, abrangendo duas diferentes unidades morfológicas:
· Planalto conservado: área de topografia plana suave e localizada ao Sul da área, apresentando altitudes mais elevadas do que as da própria nascente e com declividade. Apresenta forma de relevo como chapada e aplanamento preservado.
· Planalto dissecado: área em que se encontra a própria nascente. Apresenta forte declividade e diminuição da altitude do terreno.